quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Kelvin Gastelum volta ao UFC na divisão dos pesos-meio-médios

Depois de vencer o ex-companheiro de TUF, Uriah Hall, na final da 17ª temporada do reality show nos EUA, Kelvin Gastelum volta ao octógono nesta quarta-feira em nova divisão de peso. Com a ajuda do nutricionista esportivo Mike Dolce, criador da Dolce Diet, o lutador americano baixou da categoria dos médios (83.9 kg) para a dos meio-médios (77 kg) em apenas quatro meses e vai fazer a sua estreia na nova divisão contra Brian Melancon no UFC Fight Night Combate: Condit X Kampmann 2. 
 
- Eu e o Mike nos conhecemos na casa do TUF, e aí apareceu a oportunidade de trabalharmos juntos depois do programa, porque eu já queria baixar de categoria e ele me guiou por todo esse processo de perda de peso. Eu me sinto muito bem, me sinto mais ágil e mais forte. É engraçado. O que eu tirei de lição com essa mudança toda é que realmente não se trata de uma dieta, mas de um estilo de vida. E eu meio que implementei esse estilo de vida, passei a comer melhor, ter hábitos saudáveis. - declarou o lutador, que confessou ter fugido da dieta no começo.

- Eu cheguei a trapacear em algumas semanas, comendo coisas que eu tinha vontade, mas depois levei a sério porque eu quero estar no UFC por um longo tempo, e é claro que o meu objetivo é me tornar campeão um dia. Mas preciso confessar que eu adoraria comer um cheeseburger depois de vencer o duelo de quarta-feira. - disse em tom de brincadeira.

Durante o treino aberto desta segunda-feira, realizado no Bankers Life Fieldhouse, em Indianápolis, EUA, o lutador foi bastante elogiado por Mike Dolce, que também cuida de lutadores como Vitor Belfort, Thiago Pitbull, Michael Bisping e Johny Hendricks.

- A nossa intenção era trabalhar com a equipe de treinadores e ajudá-lo a chegar ao objetivo que era baixar para a divisão dos meio-médios de forma saudável. Eu estou muito orgulhoso do trabalho e dedicação dele.  É uma mudança mental. Para mim, eu coloco a dieta em primeiro lugar, porque se você vive e come errado, você não vai se exercitar corretamente e certamente não vai se exercitar o suficiente para competir no UFC. O Kelvin vai ser um campeão do UFC  nessa divisão e talvez até na divisão dos médios. Vamos ver, contato que ele não saia da dieta e faça o que ele precisa, ele vai continuar vendo o corpo dele mudando e isso é muito animador. - frisou Dolce.

Inicialmente escalado para enfrentar o brasileiro Paulo Thiago, que se lesionou e teve que deixar o card, Gastelum diz que não alterou muito a preparação depois da troca de adversário e garante que, apesar de menos conhecido, Melancon é um lutador perigoso.

- Antes eu era o azarão contra o Paulo Thiago, agora eu sou o favorito. Mas o Brian lutou contra o Seth Baczynski que é um cara difícil e ele o fez parecer muito mal. Ele tem um estilo de luta parecido com o meu, tem mãos pesadas, bom jiu-jístu. Ele apresenta armadilhas diferentes do que o Paulo apresentaria. Mas eu procuro focar no que eu vou fazer e não dou muita importância para o que o meu oponente vai fazer.

TUF 17 e Amizade com Uriah Hall

Perguntado sobre o que mudou em sua vida desde que venceu a final do TUF 17, em abril passado, Kelvin afirmou que passou a ter uma maior exposição de seu trabalho e a sofrer maior pressão por resultados positivos:

- As pessoas me conhecem mais na rua, agora que eu estou viajando mais. Eu me sinto um pouco pressionado, porque eu acho que elas esperam que eu lute bem, agora que eu venci o TUF. E eu coloco muita pressão sobre mim mesmo o tempo todo. Todo mundo espera que eu vença na quarta-feira e eu espero a mesma coisa.  Mas  é uma pressão boa que me mantém no foco, que não me desvia dos meus objetivos.

Gastelum ainda aproveitou para comentar as recentes críticas do presidente do UFC, Dana White, a seu amigo e ex-companheiro de reality Uriah Hall, que ficou conhecido como "Homem Ambulância" depois de mandar todos os seus adversários do programa para o hospital. Kelvin venceu Hall na final do programa e garante que os dois continuam mantendo um bom relacionamento depois do duelo. Ele também afirmou estar na torcida para que o amigo consiga aproveitar a sua chance no UFC. ( O jamaicano perdeu para John Howard no UFC Shogun X Sonnen, em 17 de agosto, em performance aquém do esperado):

- Eu acho que o Uriah tem que trabalhar o lado mental, não que ele tenha nenhum problema, mas ele precisa libertar o seu lado monstro, aquele que assustou todo mundo dentro da casa. Eu não sei o que aconteceu com ele. Na academia ele é um monstro e ele precisa deixar esse lado aflorar em frente aos holofotes. Eu não sei o que passa pela cabeça dele. Eu treinei com ele durante esse camp todo e ele foi muito duro. Eu gostaria muito que ele pudesse lutar melhor em suas apresentações porque eu torço por ele, ele é meu amigo e eu quero que ele se dê bem. Hall tem todo o talento do mundo e só precisa fazer isso por si mesmo. É algo que só ele pode fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário