terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dana fala em revanche entre Romero e Kennedy; NSAC aguarda recurso

Tim Kennedy Yoel Romero ufc las vegas (Foto: Getty Images)

A vitória de Yoel Romero sobre Tim Kennedy por nocaute técnico no início do terceiro round, enste sábado, no UFC 178, em Las Vegas (EUA) rendeu aos lutadores o prêmio de "Luta da Noite" e, se existisse bônus para a maior polêmica, ela também teria ganho. No fim do segundo round, o americano quase nocauteou o cubano que, no intervalo, levou 28 segundos a mais que o permitido (um minuto) para se levantar do banco e voltar a lutar, o que pode ter lhe dado tempo para se recuperar do castigo sofrido no assalto anterior, gerando muitas reclamações por parte da equipe de Kennedy, que deve entrar com um recurso na Comissão Atlética de Nevada (NSAC) para tentar anular o resultado, de acordo com informações do "MMA Junkie", que falou com um empresário do atleta sobre o ocorrido.

Na coletiva de imprensa do UFC 178, o próprio Dana White não soube explicar muito bem o que aconteceu, mas revelou que a culpa foi do funcionário do Ultimate, que exagerou ao passar vaselina no olho de Romero. Outro problema foi o fato de ninguém do córner do cubano falar em inglês, o que teria tornado ainda mais difícil a comunicação para que ele voltasse ao combate. O dirigente não descartou uma revanche entre eles.

- Qualquer um de vocês que segue o esporte há muito tempo sabe que este é o truque mais sujo no regulamento. Você ou põe muita vaselina, ou você não tira os caras do córner. Mas foi o nosso cara, o cara do UFC, o cutman, que botou a vaselina no olho. E aí tem a barreira da língua, os caras não falavam inglês. Mas quando os caras da comissão gritam, "Sai daí, p***", não tem como não entender. Porém, foi nosso cara que passou a vaselina, o que torna ainda mais esquisita essa situação. É difícil. É uma coisa estranha que nunca acontece. Veremos como eles se sentem. O Kennedy com certeza vai querer a revanche. Mas foi uma luta incrível - afirmou Dana.

Questionado sobre o assunto, Yoel Romero preferiu não se aprofundar no caso, mas não descartou ter sido ajudado pelo tempo extra que teve para se recuperar dos golpes sofridos no fim do segundo assalto.

- Ele me socou na cara. Quando você recebe soco na cara, às vezes sente. Mas eu estava pronto para lutar. Talvez (o tempo extra tenha me ajudado), não sei - disse o lutador.

De acordo com o diretor executivo da NSAC, Bob Bennett, Tim Kennedy tem o direito de apelar, mas deixou claro que são raras as vezes que um resultado é alterado pela comissão atlética.

- Eu não sei se Tim Kennedy tem uma reclamação legítima a fazer até eu assistir o vídeo e discutir com os procuradores e aí vamos partir desse ponto. É um protocolo e, como eu já disse, há pouquíssimas lutas que já tiveram o resultado alterado. Eu não estou dizendo que isso não vai acontecer. Kennedy precisa apelar e nós vamos analisar a situação em conjunto, com o chairman da comissão, Francisco Aguilar e os nossos procuradores. Só então uma decisão será tomada - declarou, em entrevista ao Combate.com.

Bennett ainda evitou entrar em detalhes sobre o fato, disse que precisa rever o combate, mas fez coro a Dana White.

- Eu não posso falar nada enquanto eu não rever o vídeo. Eu faço muitas coisas durante o curso de uma luta e, para ser específico sobre o incidente, eu preciso rever o vídeo para não ser injusto com os lutadores. Eu falei com o árbitro John McCarthy e ele disse que teve dificuldades em se comunicar com o treinador do Romero. Ele estava tendo dificuldades em entender sobre o que o John estava falando. Nesse incidente específico, a responsabilidade de retirar a vaselina é do cutman do UFC. Ele que passou o produto no lutador e colocou em excesso. Eu não assisti à luta desde o começo, mas acho que o árbitro fez um excelente trabalho em contornar a situação, que infelizmente aconteceu. Ele conseguiu fazer a luta continuar o mais rápido possível - conclui

Sem comentários:

Enviar um comentário