quinta-feira, 19 de março de 2015

Dominick Cruz manda recado a Carla Esparza: "Bem vinda às grandes ligas"

UFC Dominick Cruz (Foto: Adriano Albuquerque)- Bem vinda às grandes ligas!

Com essa frase, o ex-campeão dos pesos-galos do UFC, Dominick Cruz, começou sua explicação do que pode ter acontecido com Carla Esparza, que foi derrotada pela polonesa Joanna Jedrzejczyk em sua primeira defesa de cinturão. Para Cruz, o aumento da pressão e da expectativa das pessoas sobre quem detém o título pode acabar com a resistência mental de um campeão.

- Você se choca com a pressão. Ela mexe muito com a sua cabeça e te traz de volta à realidade rápido demais quando você se torna um campeão mundial. Para ser honesto, você acaba ganhando um trabalho maior, porque vira o gerente de toda a sua divisão. Muita gente não está preparada para esse desafio - disse o lutador em entrevista ao site "MMA Junkie".

Esparza foi totalmente dominada pela polonesa em Dallas, no UFC 185, e disse no fim da luta que não sabia o que havia acontecido, que não havia sido a mesma lutadora de antes. Para Cruz, esse pode ter sido um momento de aprendizado para a agora ex-campeã.

- A partir daí ela pode se tornar uma lutadora melhor. Não a vejam como carta fora do baralho. Esparza precisa apenas encontrar um meio de se fortalecer mentalmente para suportar situações como a que passou em Dallas. Quando você se torna o campeão, acha que tudo está ao seu alcance, e se choca quando vê que não está. Você tem que trabalhar duas vezes mais que todos os outros justamente por que é o campeão. É tanta coisa acontecendo de repente que você se dá conta que é muito mais difícil se manter como campeão do que se tornar campeão. Imagine ter de treinar, e treinar duro, após dar 14 horas de entrevistas. e, nos treinos, ser obrigado a trabalhar em piores condições do que está acostumado, fora do seu país e ter de buscar sparrings e parceiros de treinos.

Para Dominick Cruz, um exemplo de como lidar com tudo que cerca um detentor de cinturão do UFC - e uma exceção - é Ronda Rousey. A campeã peso-galo da organização não só treina como faz filmes, cumpre compromissos com a imprensa e patrocinadores e, quando luta, arrasa suas adversárias.

- Você nunca verá Ronda Rousey reclamar de nada relacionado à pressão de ser campeã. Ela percebeu que a pressão vem conforme você ganha território sobre os demais. Quando você começa a reclamar, é sinal que não está preparado para o desafio, e essa provavelmente será a razão pela qual você alguma hora perderá o título - finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário