sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Agente justifica uso de TRT para Pezão: 'Chegou a ficar em lactação'

Mark Hunt x Pezão, UFC Fight Night (Foto: Getty)

Em dezembro do ano passado, Antônio Pezão empatou com Mark Hunt pelo Ultimate naquela que foi considerada uma das melhores lutas de todo o ano. Entretanto, toda a boa repercussão em cima do duelo sofreu um baque depois que foi divulgado um teste positivo de doping nos exames do brasileiro. Pezão apresentou níveis de testosterona acima do que é permitido. Em sua defesa, o lutador brasileiro revelou que recebeu autorização legal para fazer uso do TRT (terapia de reposição de testosterona) e que apenas seguiu o que o diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), Márcio Tannure, o recomendou.

O TRT é um dos assuntos mais polêmicos do MMA. Há quem defenda e há quem seja contra. Empresário de Antônio Pezão, Alex Davis não quis tomar partido sobre que lado está com a razão, apenas explicou que o caso de Pezão é muito específico. Trata-se da saúde do lutador.

- O Pezão é um dos poucos que realmente têm por quê fazer o TRT, porque tem um nível de testosterona baixo por causa da acromegalia. A glândula pituitária produz GH (hormônio do crescimento) e desequilibra todos os seus outros hormônios. Ele não só tem nível baixo, como se ele não estiver tomando remédio para a acromegalia, sai leite dos peitos deles (lactação), porque a progesterona dele é muito alta. Quando comecei a gestão do Pezão, ele chegou a ficar em lactação. Tem todo um background sobre isso - disse ao Combate.com.

Sobre a acusação de Pezão contra Márcio Tannure, Alex Davis também adotou um tom mais apaziguador e alegou falha na comunicação entre as partes para que o problema com o nível de testostorona tenha ocorrido.

- Quero deixar bem claro que isso é um assunto doloroso para mim, porque o Tannure é muito meu amigo, gosto muito dele, é um cara que sempre me ajudou, sempre ajuda todas as pessoas. Foi um erro de comunicação pelo que entendi, porque não acompanhei esse processo. Ele estava tomando uma injeção por mês, não estava chegando ao nível normal. O médico falou para ele começar a tomar uma por semana, ele começou a tomar, e virou a semana bancária, ele achou que podia tomar outra na semana da luta. Foi um erro. Mas também quero deixar claro que não foi por dolo, para levantar a testosterona dele. Ele simplesmente não entendeu. Foi uma falha de comunicação. Ele tomou duas injeções na semana da luta, porque ele tomou uma na sexta e uma na quarta, ou seja, num período de sete dias, ele tomou duas injeções. Ele se enganou, achou que virou a semana e podia tomar outra, na semana da luta. Ele misturou semana bancária com semana biológica. - explicou Alexis Davis.

Por causa do teste positivo, Antônio Pezão foi suspenso por nove meses. Como a luta foi em dezembro, ele só poderá lutar em agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário