sexta-feira, 30 de maio de 2014

Maldonado revela que já pensou em pedir demissão do UFC duas vezes

fabio maldonado ufc treino geral (Foto: Marcos Ribolli)

Sinceridade é uma marca de Fábio Maldonado. O brasileiro, que neste sábado enfrenta Stipe Miocic pelo peso-pesado (até 120kg) na luta principal do TUF Brasil 3 Final, respondia uma pergunta do Combate.com sobre ganhar moral com o UFC por ter aceitado subir de divisão com tempo curto para treinar, a fim de "salvar" o card, quando revelou que poderia não estar na posição de hoje se tivesse sucumbido a uma dúvida que o rondou em dois momentos: deveria pedir demissão? (veja no vídeo). - Não estou aqui para (ganhar) moral. Já pensei em pedir demissão do UFC duas vezes, contra o Igor Pokrajac e contra o Glover. Contra o Pokrajac achei que foi injusto (o resultado, derrota por pontos em maio de 2012), e contra o Glover fiquei com muita vergonha (derrota dominante por nocaute técnico, em outubro de 2012). Pensei: "Poxa, o que estou fazendo aqui?". Contra o Glover nem tanto, mas contra o Pokrajac eu pensei em pedir demissão mesmo. Mas o UFC não tem culpa dos jurados e tal. Eu não faço as coisas para ganhar moral, não faço nada para dar show. Se meu estilo fosse botar para baixo e amassar, eu faria. É que eu sou desse jeito. Se eu tomar 30 socos e acertar 20 ou 30 também, o outro lutador vai ficar mais grogue do que eu e cansar mais. E eu acerto bem. O que preciso é esquivar um pouco melhor. Por isso eu levo esse estilo, que é um ingrediente para vencer.

Maldonado disse que aceitar a luta foi uma questão de honra, mas fez uma ressalva para o caso de hipoteticamente ser detentor de um cinturão e ter de defendê-lo:

- Com certeza (foi uma questão de honra). Claro, a gente não pode ser burro. Se eu fosse campeão do UFC, não aceitaria uma luta a duas ou três semanas dela. Só se eu fosse campeão dos meio-pesados e fizesse uma luta normal nos pesados, aí eu poderia aceitar. Mas, valendo título, não. É um pouco questão de honra. Nasceu meu terceiro filho há dois dias. Se eu não aceitar, o que vou dizer para ele quando crescer? Minha profissão é muito difícil. No sábado, ganhando ou perdendo eu posso apanhar muito, posso me machucar muito. Mas quem disse que a profissão de um policial ou de um lixeiro não é difícil? Vou para dentro. Sou frio. Fico mais nervoso no vestiário. Na hora lá eu aperto a tecla "dane-se" e "pau no gato". Não tem mistério.

O "Caipira de Aço" acredita que, se vencer Miocic, vai merecer um lugar no top 10 dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, apesar de a luta ser pela divisão dos pesados:

- Acredito que seja justo eu me classificar entre os 10. O (Vitor) Belfort venceu o Dan Henderson no meio-pesado e foi classificado já para lutar contra o campeão (dos médios, Chris Weidman). Justo que, se eu ganhar de um peso-pesado, eu esteja no top 10 (dos meio-pesados).

O nervosismo de Maldonado, segundo ele, aparece somente antes da luta. O fato de ser o centro das atenções num evento principal não aumenta a pressão em cima dele:

- Isso é coisa passageira, todo mundo sabe disso. Já tive em outras ocasiões. Quando lutei contra o Glover, tive muita atenção também. Não pode deixar isso subir à cabeça e tem que chamar a responsabilidade na hora H. É tudo passageiro. Se eu fosse lutar no card preliminar, a primeira luta, ficaria nervoso também.

Maldonado viu nascer esta semana, justamente a da sua luta, o seu terceiro filho, Daniel. O atleta de Sorocaba-SP brincou com a esposa Catarina ao responder se o combate era diferente dos demais por conta do nascimento da criança:

- A única diferença é que a mãe dele é muito louca. Eu que sou o ajuizado do casal, para você ter uma ideia. Ela gritava no hospital. Eu falava para ela: "Não é só você que está tendo filho hoje. Todo mundo teve filho aqui". As outras grávidas estavam ali com os bebezinhos. Ela é escandalosa e tudo, mas é uma grande mãe. Amo a Catarina. Cuida muito do Igor (seu segundo filho), vai cuidar muito bem do Daniel, e trata muito bem também a minha filha Júlia Vitória, que não é filha dela - disse ele, que não deixou a esposa assistir ao próximo duelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário