sexta-feira, 30 de maio de 2014

Demian tira o foco do cinturão para voltar a vencer: "Me atrapalhava"

demian maia ufc treino geral (Foto: Marcos Ribolli)

Demian Maia aprendeu com as derrotas nas suas duas últimas lutas. Ao atingir a sua pior sequência negativa desde que entrou no UFC, no já distante ano de 2007, o meio-médio (até 77kg) decidiu parar de pensar na busca pelo cinturão. Segundo o veterano de 36 anos, imaginar quando ele poderia novamente lutar para ser campeão do UFC estava sendo prejudicial para a sua carreira. É assim, com outro foco, que Demian vai entrar no octógono para enfrentar o russo Alexander Yakovlev, na segunda luta do card principal do TUF Brasil 3 Final, neste sábado à noite, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

- Não faço mais projeção para a chance de eu lutar pelo cinturão. Desde que eu entrei no UFC, eu ficava fazendo projeção de quando eu lutaria pelo cinturão. E isso me atrapalhava. Depois que eu disputei o cinturão com o Anderson Silva (no UFC 112, em abril de 2010), eu fiquei muito nesse foco de disputar de novo e isso me atrapalhou. Eu só colocava mais pressão em cima de mim. O meu objetivo precisa ser treinar cada vez mais e estar mais preparado. O resto não está sob o seu controle. Tanto que, às vezes, você está o mais bem preparado possível e você toma um soco no queixo e acabou - afirmou.

Antes das duas derrotas, Demian caminhava justamente para lutar pelo cinturão da categoria meio-médio, já que, após descer do médio (até 84kg), ele vinha de três convincentes triunfos no seu novo peso. Agora, vencer Yakovlev tem outro significado. O paulista sabe que ser batido três vezes seguidas poderá comprometer a sua continuidade no UFC.

- Uma derrota compromete o meu futuro no UFC. Eu luto no UFC desde 2007, já faz um bom tempo. Eu vou para a minha 19ª luta no evento. Eu sei como funciona e sei a pressão que é. Eu nunca tinha passado por essa situação de vir de duas derrotas, mas é sempre gigante a pressão. Essa luta é muito importante para mim, por tudo isso. E também por eu estar lutando na cidade onde nasci, estudei e moro.

Ao ser questionado sobre o seu conhecimento acerca de Alexander Yakovlev, Demian fez um mistério, mas deixou claro que ele sabe como derrotar o russo.

- Eu vi algumas fitas. Eu conheço o jogo dele e estudamos de acordo com o que ele faz em uma luta. Mas não posso falar a estratégia para vencer. Essa luta é muito importante para mim. Eu venho crescendo a cada luta. E eu não posso achar que eu piorei por ter duas derrotas seguidas. No meio-médio, eu tive duas derrotas, uma que eu acredito que não foi, a para o Jake Shields. E a outra para o Rory (MacDonald), que é um atleta excelente e está quase para disputar o título. Foi uma luta muito dura e eu poderia ter vencido.

Sem comentários:

Enviar um comentário