sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A onda CM Punk: veja 10 lutadores que foram do ProWrestling para o MMA

CM Punk é uma grande incógnita no UFC (Foto divulgação)

A recente contratação de CM Punk pelo UFC abalou o mundo do MMA. Principalmente nos Estados Unidos, onde o WWE - maior promoção mundial existente de Wrestling profissional – é uma febre. A atuação de CM Punk, campeão do evento de Telecatch, ainda é um incógnita, mas, se depender de outros exemplos de atletas que migraram do ProWrestling para o MMA, o americano pode chegar longe. A TATAME separou 10 nomes que fizeram a transição. Confira abaixo:

Nobuhiko Takada - O japonês só venceu duas de dez lutas de MMA (a mais impactante sobre Mark Coleman), é verdade. Mas, sem ele, o mundo das lutas poderia perder nomes como Rodrigo Minotauro e Wanderlei Silva. Afinal, foi para promover um duelo seu contra Rickson Gracie que criaram o Pride.

Dan Severn - Dono de um currículo com mais de 100 vitórias nas “lutas de verdade”, é o prowrestler mais vitorioso na história do MMA. O peso-pesado venceu dois torneios do Ultimate no mesmo ano, totalizando seis vitórias em duas noites, além de ter chegado à final do UFC 4, quando perdeu para Royce Gracie.

Brock Lesnar - Sua chegada ao MMA foi tão avassaladora que o UFC o contratou logo após ele vencer sua estreia na modalidade. O gigante loiro foi finalizado por Frank Mir assim que pisou no octógono, mas fez tanto sucesso que se tornou campeão peso-pesado da organização.

Ken Shamrock - Rei do Pancrase e campeão de superlutas do UFC, o norte-americano trocou o octógono pelas lutas de mentirinha após receber boas propostas de Vince McMahon, mas o que poucos sabem é que ele já se aventurava no telecatch antes de brilhar no evento de Dana White.

Kazushi Sakuraba - Poderia ter sido o melhor japonês da história do MMA, mas a habilidade do Pride em colocá-lo em lutas sem sentido arruinou seu currículo. Ganhou fama ao vencer quatro membros da família Gracie, mas foi jogado aos leões fora de sua categoria – apenas quatro de suas 16 derrotas aconteceram contra atletas do seu peso.

Kiyoshi Tamura - Era um artista nos ringues onde era tudo armado – tanto que quase convencia os fãs de que, de fato, estava lutando para valer. No MMA, conquistou 32 vitórias em 48 pelejas, e chegou a disputar o cinturão do Pride, perdendo para Wanderlei Silva, mas possui vitórias sobre Renzo Gracie e Valentijn Overeem.

Kazuyuki Fujita - Ele jurava de pés juntos que o “telecatch” era a melhor luta do mundo, tanto que aceitou o desafio de migrar para outros ringues para se provar superior. Chegou a vencer Ken Shamrock e Gilbert Yvel, mas levou surras de nomes como Fedor Emelianenko, Alistair Overeem, Wanderlei Silva e Mark Kerr.

Alberto Del Rio - Filho de Dos Caras e sobrinho de Mil Mascaras, duas estrelas do “telecatch”, o mexicano brilhou na “Lucha Libre” antes de se aventurar no Vale-Tudo. Chegou a enfrentar Mirko Cro Cop no Pride, mas, atuando com sua máscara no MMA, conseguiu vencer apenas nove de 14 duelos.

Akira Maeda - Atuou nos ringues das lutas ensaiadas de 1978 a 1990, até que fundou o Rings, evento que revelou grandes nomes da história do MMA. Venceu sete de 12 lutas, incluindo um triunfo sobre o ex-campeão do UFC Maurice Smith, e voltou a realizar edições do seu evento em 2008, após pendurar as luvas.

Masakatsu Funaki - Fez sucesso no prowrestling entre as décadas de 80 e 90, até resolver tentar a sorte no Pancrase. Obteve relativo sucesso no MMA, fazendo cinco lutas com os irmãos Shamrock (três vitórias e duas derrotas). Voltou para o telecatch após vencer 39 de 53 combates de MMA, e segue na ativa aos 44 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário