quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Maldonado: "Mesmo risco de Miocic me nocautear, vejo em Rampage"

Fábio Maldonado e Rampage Jackson (Foto: Getty)

Já virou pleonasmo falar da sinceridade de Fábio Maldonado. O peso-meio-pesado foge dos padrões dos outros atletas a cada entrevista que dá e, ao comentar sobre seu próximo adversário, Rampage Jackson, não foi diferente. O brasileiro vai lutar no dia 25 de abril, no UFC 186, em Montreal (CAN) e foi para os Estados Unidos treinar na American Top Team (ATT) para se preparar para este duelo. Ao analisar o confronto, o Caipira de Aço surpreendeu ao dizer que corre o risco de ser nocauteado da mesma forma que foi contra Stipe Miocic, em 35 segundos, quando resolveu se aventurar nos pesos-pesados, aceitando substituir Junior Cigano poucos dias antes da luta.

- Eu vou desenrolar na trocação, vou para o pau, buscar meu jogo, até porque é difícil montar em um cara desse, não é tão fácil, então, o mesmo risco que o Miocic tinha de me nocautear, vejo no Rampage também - disparou, em conversa por telefone com o Combate.com.

Apesar disso, o brasileiro mostrou confiança de que uma vitória pode lhe colocar no top 10 da divisão até 93kg. Atualmente, ele está em 12º. Maldonado também foi franco ao declarar que os pontos fracos de Rampage são justamente em áreas onde não se sente tão confortável para lutar.

Com 22 vitórias e sete derrotas na carreira, Fábio Maldonado vem de quatro vitórias seguidas como meio-pesado, contra Roger Hollett, Joey Beltran, Gian Villante e Hans Stringer. Rampage, por sua vez, tem 35 vitórias e 11 derrotas e está de volta ao Ultimate após passagem pelo Bellator, onde venceu as três lutas que fez, contra Joey Beltran, Christian M'Pumbu e King Mo Lawal.

Confira a entrevista:

COMBATE.COM: Você pedia há algum tempo para enfrentar um lutador renomado. Chegou a fazer campanha para lutar com o Dan Henderson e, desta vez, foi atendido com a chance de lutar contra o Rampage. Qual a importância disso para você?

Fabio Maldonado: Estou muito feliz com a oportunidade de lutar com ele. Um ex-campeão do UFC, querendo ou não o cara tem mão pesada ainda, é forte, aguenta porrada, tem uma lombar forte pra caramba, vejo muita qualidade nele. Muita gente fala que é só eu botar para baixo que finalizo, mas ele já foi para o chão com lutadores difíceis, como o Forrest Griffin, Arona na antiga, Rashad Evans, lutadores que por cima fariam perigo para ele e ele soube se virar. Não é só colocar no chão e pegar. Não é fácil. Aquele cara por baixo também é perigoso. Mas eu preciso ganhar de um top 10 para virar um top 10. Nem sei se essa luta me coloca no top 10, 11, em qual numeração eu ficaria, mas seria um bom negócio para mim.

O Rampage, em sua última passagem pelo UFC, reclamava de enfrentar wrestlers. Você é um striker nato. Acha que ele vai querer lutar em pé com você ou agora será a vez dele de querer colocar o adversário para baixo?

- Ou eu. Posso querer derrubar também, vai saber... Se precisar agarrar, um cara desse é muito forte. No MMA não tem contagem igual no boxe. Ele tem a mão muito dura, então é um cara que pode definir a parada. Eu vou desenrolar na trocação, vou para o pau, buscar meu jogo, até porque é difícil montar em um cara desse, não é tão fácil, então, o mesmo risco que o Miocic tinha de me nocautear, vejo no Rampage também.
 Quais os buracos que você pensa em explorar no jogo do Rampage?

- Tem algumas brechas no jogo dele em áreas que não sou tão eficiente. O jiu-jítsu é uma delas. Até acredito que tenho mais jiu-jítsu que ele, mas de repente não tenho o suficiente para finalizar. Vamos ver na hora. Vou tentar. Ele não chuta, eu também não chuto. Podem ser dois boxeadores com luvas de MMA no octógono. Ele com mais wrestling, e eu com mais jiu-jítsu. Ele aceita chute, mas não sou esse cara. Vou bater com a mão na cabeça e no corpo dele

Acha que o Rampage que você vai enfrentar ainda está no auge física e tecnicamente?

- Ele pode lutar na melhor fase da vida dele. Esses pesados, meio-pesados, duram mais tempo. Ele não é o BJ Penn nessa decadência que estava, esses lutadores pequenos. Os maiores demoram mais a amadurecer. Você vê que o Jon Jones é um fenômeno novo, mas é difícil um cara de 20, 22 anos, nos pesados e ser um top. E o contrário também. Você não vê peso-leve muito velho estando bem. O Khabib tenho certeza que já era com 30, 32 anos. Ele pode ser campeão antes, é incrível, mas não vai ter carreira longa. Os menores duram menos tempo e amadurecem mais rápido primeiro. É minha opinião. Ele pode se encontrar numa fase boa. Ele nocauteou um cara que eu não consegui nocautear (Joey Beltran). Ganhei apertado. Então ele não está decadente não. Vem de vitórias.

Pretende focar no quê nessa preparação na ATT?

- Boxe e wrestling. Claro que não levo jeito para a parada mesmo, mas treino muito muay thai, treino joelhada, cotovelada, talvez tente um cotovelo contra o Rampage. Só consegui dar cotovelada no chão até hoje. Fui chutar o Beltran e quase caí, ele segurou meu pé. Chute não me atrai. Vou estar mais afiado na mão. Estou me sentindo mais forte que nas outras lutas. Não é só boxe, wrestling, porque tudo pode acontecer. Posso chegar lá, tomar dois socos e ir para casa, mas quero estar com um bom preparo físico

Sem comentários:

Enviar um comentário