sábado, 21 de dezembro de 2013

Perto de voltar, Cigano revela planos para 2014: Velásquez está entre eles

Junior Cigano (Foto: Rafael Santana)

Por vezes, a vida bate forte. Bate uma, duas vezes. Acerta em cheio. É preciso tentar se manter de pé, mas nem sempre é possível. Se cair, desistir não é uma opção. Levanta, ergue a cabeça e revida. Bate de volta. Como no boxe. Ou no MMA. É o que Junior 'Cigano' dos Santos tem feito. E, para ele, a comparação entre a vida e os ringues não é uma metáfora. Acostumado a levar os seus adversários à lona, ele encontrou em Cain Velásquez um carrasco que soca os rivais sem qualquer piedade.

Pelas mãos de Velásquez, Cigano conheceu o sabor amargo da derrota no UFC. Perdeu também o cinturão dos pesos-pesados. Pediu a revanche, foi atendido e perdeu de novo. Só que essa história está longe de chegar ao fim. Se depender do catarinense de 29 anos radicado na Bahia, o roteiro ‘Velásquez x Dos Santos’ ainda terá alguns capítulos.

Até lá, no entanto, Junior Cigano terá que percorrer um longo caminho. Recuperar alguns degraus descidos na queda. Antes de reencontrar Cain Velásquez, ele terá que enfrentar outros nomes da categoria, vencê-los e, aí sim, convencer o chefão do UFC, Dana White, a promover uma nova revanche entre eles.

Enquanto a revanche ou uma nova luta não acontecem, Junior Cigano aproveita o final de ano para descansar e cuidar da família. Da comissão do UFC, ele ainda não recebeu liberação para voltar aos treinos, tampouco uma data para voltar ao octógono. Dos médicos, recebeu a recomendação de pegar leve. Por pouco tempo. Em entrevista à equipe do GloboEsporte.com, Cigano contou que espera voltar aos treinamentos logo no início de 2014, e projeta para breve uma nova luta.

– Eles [comissão do UFC] dão uma data para você voltar aos treinos. Eu ia ter essa data, mas eles não especificaram ainda, porque não tinham o parecer médico. Está tudo bem, mas eu não sei o tempo que eles vão pedir para eu voltar. Acredito que até o primeiro semestre do ano que vem já terá alguma luta. Eu não voltei aos treinamentos ainda, porque o médico pediu para eu segurar um pouco. Mas eu vou voltar aos treinamentos logo no início do ano e estarei esperando por uma próxima luta – afirma o lutador.

O que Junior Cigano não sabe é com quem será o próximo duelo. O adversário pode sair da luta entre Travis Browne e Josh Barnett, que acontece no UFC 168, no próximo dia 28 de dezembro, ou do embate entre Alistair Overeem e Frank Mir, confronto marcado para o dia primeiro de fevereiro. Mas são só especulações. Especulações que não tiram o sono do lutador.

– Não imagino [quem será o próximo adversário], até porque eles não deram nenhuma previsão. A categoria está vivendo um momento muito bom. Independentemente de quem seja, será uma luta boa. Agora a gente vai ter Travis Browne e Josh Barnett. São grandes atletas. Depois vamos ter Frank Mir e Alistair Overeem. Então eu acho que pode ser qualquer um desses, ou outros também. Eu não ligo muito para quem seja. Só depois que o UFC diz com quem vou lutar é que eu começo a minha preparação – revela.

Revanche

Cain Velásquez e Junior Cigano já se enfrentaram três vezes. Na primeira delas, o catarinense venceu no primeiro round. Foi necessário pouco mais de um minuto para Cigano levar o adversário a nocaute e carregar para casa o cinturão dos pesos-pesados com apenas cinco anos lutando no Ultimate.

Na segunda vez em que se encontraram, Velásquez levou a melhor. Durante cinco rounds, Junior Cigano foi castigado impiedosamente pelo americano e perdeu a luta por pontos. No terceiro encontro, outra derrota. O brasileiro foi dominado novamente pelo oponente, só que, desta vez, perdeu a luta por nocaute técnico no terceiro round.

Mesmo com as duas derrotas, Junior Cigano ainda é o número 1 da categoria. Para ele, isso o credencia a enfrentar o atual campeão dos pesos-pesados outra vez. E mais tantas outras, caso seja necessário.

– A minha maior vontade hoje é lutar novamente [contra Velásquez]. Tudo o que aconteceu me ensinou muito. Eu sabia o que deveria fazer diferente na terceira luta, nessa trilogia que a gente teve. Não consegui fazer. Fiquei bitolado. Usei as mesmas táticas, que é o boxe, para buscar o nocaute o tempo todo. E o Cain inventou quase um antídoto para lutar contra mim. Ele fica em cima o tempo todo. Bloqueia o meu jogo. Não me deixa lutar e acaba tendo bons resultados, não à toa que se sagrou campeão – explica Cigano, que projeta um futuro de muitas lutas contra Velásquez.

 – É o cara a ser batido agora na categoria, principalmente se for por mim. Eu quero lutar com ele novamente. Mesmo tendo perdido, eu ainda sou o número 1 da categoria. Ele falou que não tinha mais por que a gente lutar, mas eu sempre falei que a gente lutaria muitas vezes. E pode ter certeza que nós vamos lutar muitas vezes – afirma.

Anderson Silva x Chris Weidman

No dia 28 de dezembro, Junior Cigano já tem compromisso marcado. Ele vai comentar pela TV Globo a tão esperada revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman. Na primeira luta entre os dois, no ano passado, o americano surpreendeu o mundo ao nocautear o brasileiro, então campeão invicto dos pesos-médios do UFC.

Ainda que Weidman tenha vencido a luta anterior, pela experiência e trajetória no esporte, Anderson Silva é o grande favorito para a revanche, na opinião de Cigano.

– Vou comentar [a revanche] na Globo. Até convido o pessoal todo para assistir, porque vai ser uma luta incrível. Na primeira luta, o Weidman venceu, conseguiu um bom nocaute e quebrou a invencibilidade do Anderson dentro do UFC. Mas eu acho que, como um todo, não só por eu ser brasileiro ou do mesmo time [de Anderson Silva], o Anderson é melhor que Weidman. O Anderson tem mais experiência, e acho que isso vai contar muito a favor dele. Luta é luta. A gente nunca sabe o que vai acontecer, mas eu acredito que o favoritismo todo é a favor do Anderson Silva – aposta Cigano.

Sem comentários:

Enviar um comentário